Grupo

Expectativas em relação aos softwares Sophia e os produtos Ex Libris.

RESENHA:

As duas apresentações foram bastante dinâmicas, e interessantes, principalmente pelo fato dos palestrantes entenderem perfeita das dificuldades na criação de um software para gerenciar escolas e bibliotecas devido a inúmeras técnicas e detalhes especificos no universo da biblioteconomia. 
Nossa expectativa em relação ao software Sophia era a de que ele fosse uma ferramenta que organiza-se dados, ele realmente superou nossas expectativas pois o Sophia faz mais que isso, ele tem a capacidade de transformar informações em resultados que agregam ao seu usuário e auxiliam para uma ótima gestão das informações. 
Já em relação a Ex Libris nossa expectativa era maior pois ela faz o Softaware utilizado por nossa universidade, o Aleph conhecido como Dedalus, então criamos uma expectativa maior, querendo ver uma empresa de excelência e um produto de ótima qualidade. Novamente nossa expectativa foi superada pois a Ex Libris com seu produto o Aleph, é líder de mercado e tem um produto flexível, fácil de usar e adaptável.
Falando um pouco do Sophia que é o software escolhido pela UNICAMP trata-se de um software completo, de fácil utilização e que não exige do bibliotecário conhecimento profundo em informática ou do padrão MARC-21. O usuário ainda conta com o apoio de uma equipe altamente capacitada de desenvolvedores, técnicos de suporte e bibliotecários, prontos a dar treinamento, atendimento e manutenção ao produto.
Em relação ao Aleph que é líder de mercado na automação de bibliotecas e centros de pesquisa, nossa opnião com base na apresentação e com base em nossos conhecimentos de usuários, pois é o software utilizado pela USP, é a de que realmente acreditamos que ele seja completo, pois permite os mais variados serviços, como pedidos, compartilhamento entre bibliotecas, criação simplificada de registros, suporte a catalogação e uma ferramenta chamada openURL, que permite buscas em sites fora do acervo pessoal da USP. Outra vantagem em nossa opnião é a estrutura de camadas cliente/servidor uma garantia que Aleph estará pronto para atender suas necessidades hoje e no futuro. O projeto do software evolui de maneira contínua a cada ano para incluir produtos e componentes ligados com o aprimoramento do seu sistema para que ele esteja sempre pronto para lidar com as necessidades dinâmicas de sua biblioteca.
Essa é nossa opnião baseada nas apresentações realizadas nos dias 20 e 27 de maio.


Alexandre  H. Vitorino
Fernando L. Tassinari
Pablo David de Souza
Rafael de Paula Araujo
Ricardo Z. Gonçalves